Inauguração do CEI

Unilehu e Instituto Renault inauguram Centro de Educação Infantil Mundo para Todo Mundo em Curitiba.

No dia 22 de setembro de 2015, na presença de autoridades, empresas parceiras, instituições sociais e da comunidade, a Unilehu e o Instituto Renault inauguraram a sede do Centro de Educação Infantil Mundo Para Todo Mundo. Instalado no Bairro Boqueirão em Curitiba, o CEI irá oferecer 45 vagas para crianças de 2 a 6 anos a partir de janeiro de 2016, dentro das premissas da educação infantil inclusiva.

O evento teve por objetivo, além da apresentação da obra concluída, promover um momento de celebração desta conquista com os parceiros que tornaram este sonho possível.

O Instituto Renault se tornou instituição fundadora do CEI Mundo para Todo Mundo pela doação para a aquisição da sua sede própria. Os recursos aportados, referentes à contrapartida de financiamentos obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, foram integralmente utilizados na compra do terreno de 800 m² e na construção do prédio. O projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto especialista em acessibilidade Ricardo Mesquita, que conduziu a obra tendo como base a sustentabilidade dos recursos e o acesso para todos.

As pessoas e empresas que doaram recursos financeiors, serviços ou materiais de construção também ganharam uma merecida homenagem e o título de “Amigos do Mundo”, com seus nomes estampados em azulejo que foram fixados na área externa da escola.

Durante o evento, a história da implantação do CEI foi contada de forma lúdica pelos atores Leandro Borgonha e Rafael Magaldi, fazendo uma menção aos objetivos sociais do projeto e os desafios que foram superados até a sua abertura.

Em outro momento comovente, as crianças e familiares que pleiteiam as primeiras vagas do CEI ajudaram a descerrar a placa de inauguração e o simbólico corte da fita inaugural, oficialmente abrindo as suas portas para a comunidade. Os convidados também fizeram cartas e mensagens para colocar na cápsula do tempo que será enterrada na Pedra Fundamental e somente aberta em 12 de agosto de 2028 como uma homenagem dos fundadores às crianças do futuro.

Nos corredores da escola foi montada uma banca com produtos comemorativos do CEI feitas pela oficina de geração de renda da Unilehu , entre canecas, chaveiros, canetas, sacolas e mousepads com temas alusivos à escola. As vendas realizadas tiveram os seus recursos integralmente revertidos às despesas de implantação do espaço.

Nesta data foi lançado o cadastro de interesse, que será utilizado na triagem e seleção dos alunos que terão vagas garantidas em 2016 dentro dos critérios de vulnerabilidade social. A partir de outubro será feito um plantão nas dependências do CEI para o atendimento das famílias interessadas e para as providências legais da abertura e funcionamento.

“Estamos orgulhosos de participar desse projeto tão importante, promovendo a verdadeira transformação social baseada na valorização da diversidade”, destacou o vice-presidente do Instituto Renault e Diretor de Comunicação da Renault do Brasil, Caíque Ferreira.

“Estamos muito felizes em concluir esta obra. Este será um marco na educação inclusiva em Curitiba, pois é uma escola que já nasce baseada nestas premissas de uma educação para todos”, destaca a presidente da Unilehu, Andrea Koppe.

Para Yvy Abbade, diretora da Unilehu, e agora presidente do CEI Mundo Para Todo Mundo, o principal desafio a partir de agora é a sustentabilidade do projeto. “Nossa luta será para mantermos este projeto educacional funcionando com a qualidade que nossas crianças merecem. E para isso, contamos com nossos parceiros de caminhada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes