Proposta pedagógica

O CEI Mundo para Todo Mundo foi idealizado pautado nas bases da educação inclusiva. A proposta consiste em tornar prática a reflexão sobre a não contradição existente entre educação e inclusão.

Incluir significa dar à infância a oportunidade de conviver com as múltiplas formas de expressão humana, ao que acostumamos chamar de diversidade

Se o termo “inclusão” for pensado de forma mais ampla, e em estereótipos e estigmas que geralmente são atribuídos, não são poucos os grupos que socialmente foram empurrados para a exclusão: pessoas com deficiência, negros, indígenas, meninas/mulheres, gays, gordos, pobres e tantos outros que aqui poderiam ser relacionados.

Neste sentido, a proposta do CEI Mundo para Todo Mundo consiste em ter cada criança no espaço da escola como ela é, ou seja, com suas características e circunstâncias sejam estas quais forem e, a partir de seus sujeitos concretos, desenhar sua ação pedagógica cotidiana.

O que é educação inclusiva?

 
Matricular simplesmente uma criança com deficiência em uma classe comum, da escola comum, sem dúvida, é um passo importante na direção certa. Mas isso não é Educação Inclusiva.

Mesmo que algumas pessoas com deficiência tenham condições de freqüentar a escola tal como ela é hoje, e possam ter o mesmo aproveitamento da maioria das crianças, ainda assim, isso não é praticar Educação Inclusiva.

Educação Inclusiva pressupõe que TODAS as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.

 

Para que isso ocorra, é fundamental que as crianças com deficiência tenham o apoio de que precisam, isto é, acesso físico, equipamentos para locomoção, comunicação (tecnologia assistiva) ou outros tipos de suporte. Mas, o mais importante de tudo, é que a prática da Educação Inclusiva pressupõe que o professor, a família e toda a comunidade escolar estejam convencidos de que:

O objetivo da educação inclusiva é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente de todas as atividades na escola e na comunidade;
Cada aluno é diferente no que se refere ao estilo e ao ritmo da aprendizagem. E essa diferença é respeitada numa classe inclusiva;
Os alunos com deficienciesnao sao problemas. A Escola Inclusive entende esses alunos como pessoas que apresentam desafios a capacidade dos professores e das escolas para oferecer uma educacao para todos, respeitando a necessidade de cada um;
O fracasso escolar e um fracasso da escola, da comunidade e da familia que nao conseguem atender as necessidades dos alunos;
Todos os alunos se beneficiam de um ensino de qualidade e a Escola Inclusiva apresenta respostas adequadas as necessidades dos alunos que apresentam desafios especificos;
Os professores não precisam de receitas prontas. A Escola Inclusive ajuda o professor a desenvolver habilidades e estratégias educativas adequadas as necessidades de cada aluno.
Escola Inclusive e os bons professores respeitam a potencialidade e dão respostas adequadas aos desafios apresentados pelos alunos;
E o aluno que produz o resultado educacional, ou seja, a aprendizagem. Os professores atuam como facilitadores aprendizagem dos alunos, com a ajuda de outros profissionais, tais como professores especializados em alunos com deficiências pedagogos, psicólogos e interpretes da língua de sinais.
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